top of page
Caminhos de Educação Ecoregenerativa
Educando para regenerar o Ser, a Sociedade e o Planeta
Todos os Posts


A crise da questão social: o chamado à regeneração
Quando observamos o mundo atual, percebemos que vivemos uma crise que não é apenas econômica ou ambiental — é uma crise de sentido . Ela atravessa o corpo, as relações e o planeta. Ela não está “fora”, mas dentro de nós . A crise individual – a desconexão espiritual e o adoecimento da alma O ser humano moderno encontra-se desconectado de si mesmo. A relação com a natureza tornou-se utilitária, a espiritualidade, uma abstração, e o corpo, um instrumento de produtividade. Vivem
Graciela Franco
há 3 dias3 min de leitura


Limites: a Base Sensorial da Liberdade e da Empatia
Os limites não são barreiras autoritárias, mas um alimento essencial para o desenvolvimento humano. Através do tato, a criança descobre seus contornos, aprende a perceber o outro e constrói a base da empatia e da liberdade responsável. Educar com limites firmes e amorosos é cuidar do destino individual e coletivo.
Graciela Franco
10 de out.4 min de leitura


Cada Escola Deve Nascer de um Impulso Vivo:
O artigo reflete sobre o princípio essencial de Rudolf Steiner de que cada escola deve nascer de um impulso vivo, enraizado em seu contexto humano e cultural. Em vez de seguir modelos prontos, a pedagogia Waldorf propõe uma arte da educação que floresce de dentro para fora, como um organismo vivo, guiada pelo espírito criativo dos educadores e pelos princípios fundamentais da liberdade, individualidade e renovação contínua.
Graciela Franco
1 de out.3 min de leitura


Regeneração Ambiental como Princípio de Equilíbrio entre Necessidade e Produção
Este texto propõe a regeneração ambiental como princípio para equilibrar necessidades humanas e produção, reconhecendo a Terra como fundamento da vida. Defende que a economia deve servir à vida, regulando o consumo por escolhas conscientes e orientando a produção para atender necessidades reais, em harmonia com os limites do planeta.
Graciela Franco
18 de set.2 min de leitura


Liberdade Responsável do Professor e a Margem do Rio.
Por Graciela Franco Em nossas escolas inspiradas na ciência antroposófica, muitas vezes nos deparamos com a tensão entre a liberdade...
Graciela Franco
10 de set.2 min de leitura


Identidade e Essência: Desafios da Diversidade
A identidade humana vai muito além das características físicas e da posição social herdada. A cor da pele, a classe social, a origem...
Graciela Franco
6 de set.2 min de leitura


O Organismo Escolar
Uma instituição é um organismo ,  uma parcela de um organismo maior: o organismo social. E os organismos sociais, assim como o ser...
Graciela Franco
5 de set.3 min de leitura


Educação como caminho de Regeneração da Vida na Terra
A humanidade enfrenta hoje um momento de profunda crise: social, cultural e espiritual.  Vivemos em uma época em que a maioria acredita...
Graciela Franco
3 de set.3 min de leitura


A Vontade Viva nos Adultos: um Exemplo para as Crianças
Esta postagem é um complemento do post: Vontade: Raiz Oculta do Ser Humano Atitudes fundamentais do educador Exemplo vivo A criança...
Graciela Franco
21 de ago.2 min de leitura


Vontade: Raiz Oculta do Ser Humano
A educação da vontade  é um dos pontos mais centrais do desenvolvimento da humanidade, embora muitas vezes seja menos falado que o...
Graciela Franco
21 de ago.2 min de leitura


Entre o Eu e o Nós: o que é uma Escola?
Durante muito tempo, a educação de uma criança acontecia no seio da aldeia, da comunidade ou dentro de casa. Ali, ela aprendia os valores...
Graciela Franco
20 de ago.2 min de leitura


Veneração: Solo fértil da alma humana
Em um tempo em que quase tudo se mede, se consome e se descarta com rapidez, falar de veneração pode soar fora de época. No entanto, é justamente neste mundo, acelerado e fragmentado, que ela se revela como uma necessidade vital. 
Graciela Franco
10 de jun.3 min de leitura


Conectando-se com a Natureza
A Natureza não só nos ensina sobre os fenômenos naturais, mas também sobre nossa responsabilidade ética e prática em promover o bem-estar.
Graciela Franco
10 de abr.2 min de leitura


Integração de Saberes - Conectando a ciência, a vida sutil e a prática cotidiana
Na essência de uma educação que cultiva a regeneração, o conhecimento deixa de ser fragmentado e se revela como uma grande teia viva de...
Graciela Franco
9 de abr.2 min de leitura


Desenvolvimento Integral
Em nossa proposta pedagógica, o desenvolvimento integral dos alunos é um dos alicerces que sustentam todo o processo educativo.
Acreditamos que o ser humano não é apenas razão ou intelecto, mas um organismo vivo e sensível composto por corpo, emoções, mente e espírito.
Nosso compromisso é nutrir e cultivar todas essas dimensões de forma equilibrada e harmônica, para que cada criança possa desabrochar em sua totalidade e alcançar seu pleno potencial.
Graciela Franco
8 de abr.2 min de leitura


Educação para a Regeneração
Em nossa proposta pedagógica, a educação não é apenas a transmissão de conteúdos, mas um caminho profundo de autoconhecimento, despertar e ação consciente.
Graciela Franco
5 de abr.2 min de leitura


Regeneração Individual
Liberdade responsável: o florescer do ser integral Em uma educação verdadeiramente regenerativa, olhar para o ser humano em sua...
Graciela Franco
4 de abr.2 min de leitura


Regeneração Social e Comunitária
Educar para o Encontro: relações que transformam o mundo! Em uma pedagogia que olha para o ser humano em sua inteireza, a regeneração...
Graciela Franco
3 de abr.2 min de leitura


Regeneração Ambiental
"Regenerar é ir além: é reparar, nutrir, restaurar os laços entre o ser humano e todas as formas de vida" 
Graciela Franco
2 de abr.2 min de leitura


Regeneração da Vida na Terra
Na essência da Educação Ecoregenerativa, o cuidado e a regeneração são compreendidos como práticas vivas, essenciais e contínuas. Elas permeiam todos os aspectos da vida escolar com intencionalidade e propósito.
Graciela Franco
1 de abr.2 min de leitura
bottom of page


